“As três dimensões do tempo” – Owen K. Waters
“Se eu tivesse tempo.” Foi isso que o Criador pensou enquanto refletia sobre o estágio do projeto da Criação.
É necessário tempo para que se possa adquirir experiência a partir das escolhas tomadas e das mudanças efetuadas a um ritmo adequado à aprendizagem.
No Grande Aqui e Agora, que é a realidade subjacente do Ser Infinito, o tempo como o conhecemos, não existe. Qualquer mudança tem efeito instantâneo. Portanto, para desfrutar da aventura da imersão em um universo físico, o Ser Infinito e seu aspecto Criador precisaram da propriedade dimensional que chamamos de Tempo.
O conceito popular de dimensões hoje é que vivemos em um mundo de quatro dimensões – três dimensões de espaço e uma de tempo. Contudo, a Lei da Criação aponta para uma realidade diferente. Como você deve ter visto em artigos anteriores, a Lei da Criação tem três componentes e uma tendência à auto-replicação.
Existe um Criador que opera através dos três aspectos ou princípios criativos do Pensamento, Sentimento e Movimento. As nove propriedades dimensionais da matéria são criadas por cada um desses aspectos, criando três variedades de si mesmo. Três vezes três variedades significa que há um total de nove propriedades dimensionais da matéria.
O tempo é uma das nove propriedades dimensionais da matéria física. Outra é o Espaço. Devido à tendência da Lei da Criação de se auto-replicar, existem, além disso, três variedades ou direções de Espaço – comumente expressas como comprimento, largura e altura.
Agora… perceba isto… assim como três variedades de Espaço, existem três variedades de Tempo!
Geralmente pensamos na versão padrão, tic-tac, chamada Tempo Linear. Como um relógio na parede, o Tempo Linear passa em um ritmo fixo, independentemente do que você faça para mudar sua percepção de quão lento ou rápido ele esteja passando.
A variedade dois do tempo é chamada de tempo experiencial. No dia a dia você percebe que o tempo pode passar rápido ou devagar na sua percepção. O Tempo Experiencial está mais relacionado à consciência interior e aos sentimentos do que ao mundo exterior, portanto, seu significado para você aumenta à medida que sua frequência de consciência aumenta.
Por exemplo, o mundo espiritual da vida após a morte é uma versão sutil e de frequência mais elevada da experiência física. Na vida após a morte, o Tempo Experiencial desempenha um papel muito mais importante do que o Tempo Linear.
A Variedade Três do Tempo é algo que entra em ação quando você fica mais sintonizado com o nível de consciência da sua alma. A Variedade Três produz linhas do tempo. Estas são realidades alternativas que são potencialmente de interesse para a sua alma. Qualquer mudança importante em seu foco principal, como uma experiência de despertar espiritual, irá transferi-lo para uma linha do tempo mais apropriada. A mudança será óbvia para o nível de consciência da sua alma, mas o seu cérebro físico foi projetado apenas para estar ciente da sua linha do tempo atual. Para o seu cérebro físico, a única mudança será que a vida será, de alguma forma, melhor do que costumava ser.
O grande milagre da dimensão do Tempo não é que ele possa ter múltiplas versões de linha do tempo ou que possa se expandir ou contrair para se adequar à sua consciência, mas que o Tempo Linear pode produzir a ilusão de mudança lenta quando tudo o que realmente existe é o Grande Aqui e Agora.
Pense nisso, em uma realidade onde todas as coisas estão Aqui e tudo é Agora, como o Criador criou a ilusão do Tempo para que pudéssemos viver as nossas vidas de experiência a um ritmo apropriado?
A melhor analogia é a de um filme. Os filmes originais consistiam de uma sequência de fotografias projetadas em uma tela em, normalmente, 24 quadros por segundo. Embora cada quadro contenha apenas uma imagem estática, a ilusão de movimento é alcançada quando os quadros subsequentes são projetados com rapidez suficiente para que o cérebro humano perceba as mudanças como uma ação suave. As mudanças ao longo do tempo são criadas a partir de uma reunião de imagens estáticas, e é da mesma forma que o Criador criou o Tempo.
O universo pisca bilhões de vezes por segundo. Ele é recriado em cada um desses quadros de ação estática que aparecem rapidamente. Cada quadro é um ponto de vista diferente do Grande Aqui e Agora. O cérebro físico está sintonizado com o tempo desse mecanismo universal de projetor de filmes. Tudo o que vemos é uma mudança contínua, mesmo que essa mudança consista de muitos quadros estáticos e de ação lenta.
Com a estrutura do Tempo em vigor, é então possível que as decisões humanas sejam tomadas e que as mudanças subsequentes se desenvolvam a uma velocidade que permitem a aprendizagem e a reflexão. E isso foi conseguido embora, na verdade, todas as mudanças sejam apenas uma reunião de diferentes pontos de vista do Grande Aqui e Agora.
O universo não é uma criação maravilhosa?
Canal/Autor: Owen Waters
Fonte: http://www.spiritualdynamics.net
Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br