Amados!

É preciso sair um pouco do piloto automático e prestar atenção em coisas e fatos que nem sempre damos a importância devida. É tudo muito simples depois que uma prática já está em funcionamento. Vou colocar aqui neste texto de hoje, algumas considerações para que cada um de vocês possa fazer uma análise bem racional do momento de transição em que a Terra e sua humanidade estão passando. Estamos de fato no final do terceiro e último Século que envolve a Transição Planetária.

Os melhores exemplos são sempre aqueles que cada um vivencia e experiencia. Lembro que em 1968, eu tinha 15 anos e frequentava uma escola que se chamava Ginásio Comercial. Naquele tempo, o primário acabava na quinta série. E para frequentar o tal Ginásio, era necessário passar num vestibular. Somente aqueles que obtinham uma nota mínima necessária, conseguiam a vaga para os 4 anos que demandavam o curso ginasial.

Uma das matérias do currículo era Práticas Comerciais. O professor nos disse numa de suas aulas, que mais adiante, as pessoas poderiam comprar coisas sem precisar sair de casa. Isso impressionou-me tanto que lembro até hoje. Na minha casa, não havia luz elétrica. Logicamente, morando na roça, tudo era limitado. Sem TV, sem rádio, sem geladeira e sem chuveiro. O banho era no rio que passava ao lado da casa. Não tínhamos automóvel e tudo se resumia a andar a pé ou à cavalo.

Para frequentar a escola, era necessário caminhar 8 quilômetros por dia entre ida e volta. Os trabalhos na roça eram braçais. Tudo era cultivado para consumir ali mesmo. E os poucos itens não produzidos, se fazia necessário o deslocamento até a vila para buscá-los. E o meu professor vem com essa história de que dentro de alguns anos, poderíamos comprar tudo sem sair de casa.

Continue Lendo