É divertido estar de volta a uma questão esse mês. A curta resposta a essa pergunta é que você não será capaz de dizer.
Você não conseguirá falar se está desperto. Agora, digamos que vocês pelo menos figurativamente jogaram seus braços para cima e estão resmungando, “E agora?” Se eu nunca posso saber….. que significado restou? Para turvar ainda mais a água, adicionaremos um corolário. Se alguém vem até você, ou você está lendo o que eles escreveram, e eles falam a você que estão despertos, ou iluminados, ou ascendidos – caminhe, não corra, calmamente mas de forma rápida na direção oposta. Por que nós falamos isso? Para dizer que “Eu estou desperto” é um estado de separação. Quem é esse eu? Se alguém estivesse desperto, não existiria mais identidade para eles como um “eu”. Embora eles usassem o nome pelo qual eram conhecidos, isso não significaria nada para eles.
Alguém que está desperto iria ver esse despertar ou Divindade em todos, independentemente se os “outros” poderiam ver isso por si mesmos. Nesse sentido, falar “Eu estou desperto” é talvez realmente expressar “Eu estou desperto e você não. Ama, babá, boo-boo” Está criando uma separação, o que não é a expressão do despertar. Isso soa um pouco como ter um apego ao ego, superioridade. Talvez eles queiram manter você como um estudante para que possam sustentar uma identidade de professor. Se alguém diz ser um professor que possa ensinar você e trazê-lo à iluminação, dê a volta e calmamente, mas rapidamente, caminhe na direção oposta. Esse não é o seu professor. Isso não quer dizer que você não possa ter um professor. Falo com você não como um professor; Falo diretamente ao você desperto que sabe quem você é. Esse verdadeiro você reconhece a verdade. Não é seguindo a mim ou a qualquer outra pessoa que esteja fornecendo informações ou indicações que você experimenta o seu despertar. Isso você irá experimentar você mesmo, à sua maneira. Você experimentará concentrando-se internamente, não em exemplos externos, por mais úteis que possam ser. Se neste processo você pensa que agora está acordado, continue. Você ainda não chegou lá. Se você ainda está experimentando um eu, um você e um eles, ainda há separação.
Você pode pensar que agora estou dizendo que há mais trabalho para você fazer. Você não trabalha seu caminho para o despertar. Pode ser mais correto dizer que você simplesmente não trabalha para isso. O despertar é percebido depois que você abandona todas as crenças falsas que possui. Enquanto você se apegar a ter que trabalhar nisso, estará se apegando a uma crença. Se isso soa como um “Catch-22”, é porque é. Lembre-se de que a verdade que pode ser explicada não é toda a verdade. Então, você trabalha para não trabalhar. Você acredita em abandonar as crenças. Você para de procurar o que mais deseja encontrar. Você saberá que está lá quando perceber que não existe você lá. Se você está pensando em ter um “eu”, observe isso e passe para o próximo pensamento. Você ainda está sustentando uma identidade separada. Quando você tenta fazer algo, está reforçando um você que está tentando mudar sua experiência na ilusão. Todo pensamento na dualidade tem seu oposto. “Estou desperto” se opõe a “Ainda estou dormindo”.